terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

South Korean Movies

Acompanhando essa beligerância entre as Coréias de mãos dadas com o fim dos tempos, penso: Por que a Coréia do Norte está mexendo com a Coréia do Sul? Será que eles não vêem filmes sul-coreanos?

Filmes sul-coreanos especificamente os suspenses criminais ou policiais (odeio este termo) e os thrillers frequentemente nos põe de cara com os tênues limites humanos perante o amor. Até onde nós, seres "racionais" podemos ir!
As dores mais profundas são escancaradas, a desgraça é pontecializada e te é jogada como um tapa que te faz pensar como é impreciso o futuro.
Para mim é isso o que dizem estes filmes; aproveite a vida enquanto se é feliz (ou ao menos se pensa ser), pois ela vai te ferrar, hora ou outra.

Vingançaaaaaaaaa!

Somos almas desesperadas pela completude, seres incertos buscando certezas. E uma delas é o amar, amar o outro; o ser que te completa. Sorte de quem encontra pelo menos um na vida. (Não tirem isso de nós, por favor!)
Quando se perde tal ser bruscamente, por culpa de alguém, a razão já não tem valia. É partir daí que os filmes vêm para te conduzir por uma via cheia de ódio comovente e sangue, onde no fim se encontra o prazer mais oco, único e satisfatório.
 "No se puede vivir sin amar", palavras do autor inglês Malcolm Lowry expressas pelo personagem Geoffrey Firmin no livro Under The Volcano que definem bem o retrato destas películas. A vida empós o amor é cheia do nada.
Quando há este dano, só te resta corpo, pois a alma dissipa-se juntamente com a perda e a vingança é o que te resta.
E o que se segue é como disse Rodrigo Lima do Dead Fish em Oldboy:

Agora me encontro aqui parado
Sentado esperando um outro de você
Para dar algum sentido em minha vida
Viver essa vingança é o que me mantêm.

Não sei você, mas isso desperta em mim um sádico sorriso, traduzindo, que farias extamente o mesmo. Fato é, que fazes apenas por você e por mais ninguém. Mas não viemos para tantos detalhes, certo? Se não isso, o quê?
Como eu já disse antes, é um prazer, uma satisfação oca, vazia, mas é o que temos, o que podemos ter, então; garçom, mais uma dose por favor!

Se Kim Jong-il possui urânio enriquecido, os sul coreanos possuem ódio na vingança enriquecida.
Be aware!

Lista de filmes sul coreanos (os que eu me lembro) por ordem de relevância (não necessariamente todos relacionados a vingança mas, sim, todos bons filmes):

Sympathy for Mr Vengeance 2002 (Trilogia Vingança)
Oldboy 2003 (Trilogia Vingança)
Sympathy for Lady Vengeance 2005 (Trilogia Vingança)
The Chaser 2008
I Saw the Devil 2010
Memories of Murder 2003
Thrist 2009
Mother 2009
Poetry 2010
The Man From Nowhere 2010
The Host 2006

Os títulos estão em inglês, pois os nomes em coreano são bem mais complicados e não são tão comerciais. Mais difícil de se encontrar.

See ya!

3 comentários:

seu barroso disse...

odeio filme japonês

Victor Coelho disse...

Huahauahuahauhua!

Victor Coelho disse...

“nós, os humanos, somos seres incompletos” Paulo Freire